telefone

21 3796-8351

whatsapp

21 96827-9999

pilates e musculacao

Plataforma Vibratória

Para entender o funcionamento do aparelho, é preciso recorrer a aulas de física. Na caixa da plataforma há motores que ao serem acionados provocam uma vibração. A plataforma sobe e desce, vai para frente e para trás e de um lado para o outro, tudo isso numa velocidade entre 30 à 50 vezes por segundo. O vai e vem é praticamente imperceptível, mas uma coisa é certa: a vibração provoca uma aceleração em todas as direções, o que exige que você faça esforço para manter o corpo em equilíbrio (por isso o treinamento vem sendo chamado de acceleration training).

A variação de velocidade gera um desiquilíbrio em quem está em cima do equipamento. A vibração que a placa emite causa um aumento de carga gravitacional. Ou seja: você tem a impressão de que a gravidade aumenta, mas, na verdade, a aceleração da plataforma soma-se à da gravidade e com isso, há maior recrutamentos dos musculos, fazendo com que mais fibras sejam utilizadas em resposta ao estímulo.


Diferentemente do que muita gente pensa, a Plataforma Vibratória não é uma ginástica para quem não gosta de fazer ginástica. Não tem esssa de ficar paradinho esperando a máquina trepidar. De passivo esse exercício não tem nada. Pelo contrário, você precisa fazer muita força e focar no músculo que está sendo trabalhado.

Em cima da plataforma você pode fazer qualquer tipo de movimento, de agachamento a flexão de braços e abdominais, em pé, sentado ou até deitado.
A combinação das contrações com a ginástica feita sobre o aparelho potencializa muito o exercício, produzindo resultados em menos tempo de treino.

Essa teoria de que quanto mais forte a plataforma vibrar, mais forte você vai ficar não tem nenhum fundamento. Se a musculatura for excessivamente estimulada, o organismo pode se proteger e inibir o estimulo ou mesmo fadigar, do mesmo jeito que acontece quando você exagera na carga ou no número de repetições durante uma sessão de musculação.


Uma das vantagens mais sedutoras de fazer exercício na Plataforma Vibratória é a economia de tempo. Segundo especialistas, em meia hora você consegue trabalhar o corpo todo, o equivalente a uma hora de malhação tradicional, e detonar cerca de 400 calorias. E não adianta ficar mais tempo,
pois cada grupo muscular pode receber, no máximo, seis minutos de estímulo. Se ultrapassar esse período, há o risco de causar fadiga. Já a frequência ideal é de três vezes por semana, uma ótima opção para quem tem agente cheia.

Pesquisas apontam que fazer um exercício de alongamento em cima da plataforma melhora a flexibilidade tanto logo após a vibração como ao longo dos meses. A vibração ao provocar uma elevação da temperatura corporal, reduz a resistência muscular ao estiramento, deixando os músculos mais flexíveis.

Combater a osteosporose é um dos benefícios mais divulgados pela ciência quando o assunto é Plataforma Vibratória. A ação da gravidade cria um esforço compreensivo no tecido ósseo. Essa compressão, quando em alta frequência, pode realmente provocar ganho de massa.

As plataformas, associadas a uma dieta controlada, contribuem para a redução da gordura viceral, aquela camada adiposa que se acumula no abdômen e é bem difícil de ser reduzida.



plataforma



plataforma

 

Personal Academy Pilates e Musculação Personalizada - A Sua Academia em Campo Grande
Design por Wizard Soluções Web - Válido W3C